Medicinais

Valeriana e as suas propriedades calmantes

A raiz de valeriana é um sedativo à base de plantas testado pelo tempo e usado por milhares de anos pelos seus benefícios à saúde de aliviar noites sem dormir

A raiz de valeriana é um sedativo à base de plantas testado pelo tempo que tem sido usado por milhares de anos pelos seus benefícios à saúde de aliviar noites ocasionais sem dormir e acalmar o sistema nervoso.

Nome comum: Valeriana, Heliotrópio de Montanha, Heliotrópio de Jardim

Sobrenome: Caprifoliaceae

Peças Usadas: Raízes

Ações da erva: Sedativo, Carminativo, Relaxante, Hipnótico, Nervino, Emenagogo

Benefícios para a saúde: relaxamento, sono

“Fique bem” com este auxílio à base de ervas para dormir.

Quais são os benefícios da valeriana?

A raiz de valeriana (Valeriana officinalis) tem sido amplamente utilizada como um sedativo suave à base de ervas desde 1700 e é considerada um dos melhores soníferos da natureza, tornando-se uma das favoritas entre os fito terapeutas pelos seus benefícios de suporte ao sono.

Classificada na medicina tradicional Ocidental como um nervine, ela atua estimulando o corpo a entrar num estado parassimpático, conhecido por induzir “descanso e digestão”, que diminui a frequência cardíaca, relaxa os músculos e prepara o corpo para o descanso. O uso estudado da valeriana demonstrou os efeitos positivos desta poderosa erva, sugerindo que a raiz de valeriana é adequada tanto para melhorar a qualidade do sono quanto para diminuir o tempo necessário para adormecer.

flor de Valeriana

Histórico da valeriana

A raiz de valeriana é nativa da Europa e da Ásia, onde foi historicamente incorporada às rotinas diárias de bem-estar e força por imperadores, santos e até mesmo pelo “pai da medicina”, Hipócrates. O nome valeriana vem da palavra latina ‘valere’, que significa essencialmente ‘estar bem’. Os fito terapeutas, não é de estranhar que usam este mesmo nome para identificar a planta medicinal valeriana. Este sedativo à base de plantas testado pelo tempo tem sido usado por milhares de anos para aliviar noites ocasionais sem dormir e tensão do sistema nervoso.

Juntamente com outros médicos antigos, Hipócrates identificou e documentou a raiz de valeriana como um carminativo, emenagogo e uma erva para aliviar náuseas. Nos dias modernos, herboristas, naturopatas e especialistas em plantas confiam na valeriana pelo seu efeito sobre o sistema nervoso.

Descrição botânica e habitat

A raiz de valeriana é conhecida por ter um aroma forte e terroso, que muitos acreditam ser uma prova da força do remédio da valeriana. Embora esta planta perene seja nativa da Europa e da Ásia, ela é naturalizada em muitos ecossistemas florestais em todo o mundo, inclusive aqui nos Estados Unidos. A valeriana medicinal mais comumente usada, Valeriana officinalis, fica alta em cerca de 5-6 pés e floresce brilhantemente com flores rosa e brancas. Prefere um pouco de sol e sombra parcial e floresce na zona 4. Abelhas, borboletas, minhocas e fitoterapeutas adoram crescer ao lado. Comece a plantar a valeriana no seu jardim de ervas com sementes ou dividindo as raízes para replantar.

Se você está procurando fitoterapia, tenha paciência e aprecie os seus cachos caprichosos de flores até que as raízes atinjam a maturidade por volta dos dois a três anos de idade. Colha as raízes na primavera ou no início do outono e seque ao ar livre, pois a sua fragrância odorosa certamente permeará em qualquer espaço interno.

Quando usar valeriana

DORMIR

Consuma 20 minutos antes de dormir para acelerar o seu caminho para a terra dos sonhos.

RELAXAMENTO

Beba quando estiver pronto para relaxar.

Conheça também Erva-cidreira

Artigos Relacionados

Carregar mais Artigos Loading...Não há mais artigos.