O sabugueiro é tão comum nos remédios hoje quanto nos tempos antigos. As suas pequenas flores cremosas e bagas roxas escuras aparecem principalmente em fórmulas sazonais que apoiam a saúde imunológica.
Nome comum: Sabugueiro Europeu, Sabugueiro Preto, Flor de Sabugueiro
Nome de família: Adoxaceae
Peças Usadas: Flores, Bagas
Ações da erva: Diaforética, imunossuportadora
Benefícios para a saúde: Imunidade, cuidados sazonais
“A caixa de remédios do povo do campo.”
Quais são os benefícios do sabugueiro?
O sabugueiro é uma das plantas mais comuns na fitoterapia, pois tanto a flor de sabugueiro quanto as suas bagas têm benefícios específicos para a saúde ao apoiar uma resposta imunológica saudável. O sabugueiro e a flor de sabugueiro estão entre os remédios mais apreciados da Europa para uso durante os meses mais frios, e sua popularidade aumentou ao longo dos séculos. Nas prateleiras das lojas modernas, o sabugueiro europeu pode ser encontrado numa variedade de produtos de suporte imunológico na forma de chás, extratos, sumos, gomas e xaropes.
Conhecido como “o baú de remédios do povo do campo”, o sabugueiro é um remédio medicinal de sabor agradável, testado e aprovado, que tem apoiado as pessoas com bem-estar sazonal por séculos. Além dos remédios fitoterápicos, o sabugueiro também encontrou o seu caminho para a cozinha, usado há séculos para fazer conservas, vinhos, bebidas de inverno e adicionar sabor e cor a outras misturas. Na verdade, as bagas maduras dos sabugueiros já foram conhecidos como “uva inglesa” e são usados há séculos para fazer vinho de sabugueiro.
Histórico do ancião
O sabugueiro tem uma longa história de uso tradicional entre os nativos americanos e fitoterapeutas europeus. Na tradição do Velho Mundo, o sabugueiro servia como um grande símbolo de proteção – onde as pessoas o plantavam ao redor das casas ou penduravam sobre as janelas para manter as bruxas afastadas e para vigiar as plantas no jardim.
Esta erva leva o nome da palavra anglo-saxônica æld, que significa “fogo”, já que soprar através dos caules ocos dos galhos jovens do sabugueiro ajudava a atiçar as chamas.
Descrição botânica e habitat
Existem nove espécies de arbustos temperados e subtropicais e pequenas árvores que comumente atendem pelo nome de sabugueiro. O mais comum é Sambucus nigra, mais conhecido como sabugueiro europeu, nativo da Europa, Norte da África e Ásia Ocidental e Central. É uma árvore de folha caduca que cresce cerca de 30 metros de altura com pequenos cachos de flores brancas no início do verão que se transformam em frutos pretos arroxeados escuros com aproximadamente ¼ de polegada de diâmetro.
Quando usar o sabugueiro
IMUNIDADE
Comece a tomar aos primeiros sinais de necessidade de suporte imunológico.
CUIDADOS SAZONAIS
Tenha à mão quando as estações arrefecem.
Conheça também Chá de Camomila e os seus benefícios.