O feno-grego (Trigonella foenum-graecum) tem sido usado culturalmente há milhares de anos na Europa, Ásia pelas suas propriedades nutritivas e capacidade de promover uma digestão saudável, produção de leite e bem-estar geral.
Nome comum: feno-grego comum, trevo grego, feno grego, Hu lu ba
Sobrenome: Fabaceae
Peças Usadas: folhas, sementes
Ações de ervas: Galactagogo, Demulcente, Emoliente, Diurético, Laxante
Benefícios para a saúde: Gravidez e amamentação
Feno-grego, o aliado perfeito para as mães que amamentam.
Quais são os benefícios do feno-grego?
As folhas nutritivas e sementes medicinais do feno-grego são comumente usadas no norte da África, Ásia e Europa pelo seu sabor único e benefícios para todo o corpo.
As folhas, também conhecidas como “kasuri methi” na Índia, são ricas em sabor e fibras que são ótimas para a saúde intestinal. As sementes cor de mel do feno-grego, por outro lado, são conhecidas como galactagogos herbais, uma classe especial de botânicos que possuem o poder de encorajar a produção de leite materno após o parto. Tanto na Medicina Tradicional Oriental quanto na Ayurveda, esta erva é usada para aquecer e equilibrar constituições mais frias por meio das suas propriedades amargas e purificadoras.
Histórico do feno-grego
As folhas de feno-grego são comumente usadas em muitos alimentos tradicionais, como “aloo methi”, um prato de batata na Índia, e “ghormeh sabzi”, um ensopado de ervas conhecido como prato nacional do Irã. A planta inteira é comumente usada em cozinhas e boticários de ervas em todos os continentes, e sementes carbonizadas foram encontradas em Tell Halaf, na Síria, que datam de 4.000 aC
Registos antigos revelam que os romanos temperavam o vinho com feno-grego e o cultivavam como alimento básico. O feno-grego é comum na culinária judaica e costuma ser servido durante Rosh Hashaná para trazer o ano novo. Acredita-se que comer as sementes é uma forma de aumentar as bênçãos para o próximo ano.
Descrição botânica e habitat
Esta antiga erva é nativa da Europa Oriental e da Ásia Ocidental, mas agora cresce em todo o mundo, principalmente para o comércio de ervas em Rajasthan, na Índia. No entanto, este membro da família das leguminosas é bastante fácil de cultivar no seu próprio quintal. Também é uma ótima cobertura para quando precisa nutrir e adicionar mais nitrogênio de volta ao solo.
Basta plantar as sementes após a última geada ou, alternativamente, plantá-las dentro de casa. Elas devem germinar em cerca de um mês e prosperar durante o verão. O feno-grego adora solo húmido e bem drenado e cerca de 4-5 horas de sol diariamente.
Quando usar o feno-grego
AMAMENTAÇÃO
Tome consistentemente após o parto para fazer o leite fluir.
Conheça também Valeriana e as suas propriedades calmantes