Reconhecido pela sua capacidade de apoiar um sistema imunológico saudável e ajudar o corpo a adaptar-se ao stresse, não é de admirar que o reishi seja comumente conhecido como “O Cogumelo da Imortalidade”.
Nome comum: Reishi, Lingzhi, Cogumelo da Imortalidade
Sobrenome: Ganodermataceae
Peças Usadas: Frutificação
Ações de ervas: Adaptogen, Alterative, Imunoestimulante
Benefícios para a saúde: Imunidade, cuidados sazonais, alívio do stresse

Descubra os benefícios divinos por trás de “O Cogumelo da Imortalidade”.
Quais são os benefícios do Reishi?
O cogumelo Reishi (Ganoderma lucidum) foi exaltado em cerimónias espirituais, infundido em alimentos e respeitado como fitoterápico em todo o mundo pelos seus efeitos adapto génicos e suporte ao sistema imunológico.* Enquanto seu intrincado sistema de raízes, conhecido como micélio, sustenta nosso ecossistema por meio da decomposição e trocas de nutrientes com a vida vegetal vizinha, o seu corpo frutífero é o que é mais comumente usado como fitoterapia.
Conhecido na Ásia há séculos, o reishi está ganhando popularidade no Ocidente por sua capacidade de apoiar o sistema imunológico e ajudar a manter o corpo em equilíbrio.* Enquanto o reishi consiste em uma variedade de constituintes e fitoquímicos, os três constituintes fisiologicamente mais ativos parecem ser polissacarídeos, peptidoglicanos e triterpenos. Atualmente, muitas pesquisas sobre o reishi confirmam o seu potencial terapêutico devido às altas concentrações de compostos polissacarídeos chamados beta-glucanos, que contribuem para a sua capacidade de apoiar a função imunológica.*
Devido ao mecanismo do reishi para trazer suavemente o corpo de volta ao equilíbrio, é tradicionalmente prescrito para ser usado de forma consistente e ao longo do tempo. Um chá diário, uma dose de chá ou um caldo infundido são ótimas maneiras de absorver os seus benefícios, lembrando-nos de nos centrar, respirar e dar um passo de cada vez.
Histórico de Reishi
Conhecido como lingzhi em chinês (traduzido literalmente como “cogumelo da imortalidade”), os benefícios de bem-estar do reishi são divulgados há 4.000 anos. As representações do cogumelo começaram a aparecer na arte taoísta em 1400, simbolizando sorte e boa saúde, e apareceu na primeira farmacopeia chinesa durante a Dinastia Ming. Antes de os praticantes tradicionais chineses começarem a cultivá-lo, o reishi era tão caro que apenas os membros das classes nobres podiam pagar, aumentando a sua reputação como o “cogumelo divino”. De acordo com a lenda taoísta, as Ilhas dos Imortais mantinham bosques secretos onde o cogumelo sagrado crescia luxuriantemente.
Os praticantes da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) prescrevem historicamente o reishi para equilibrar o Qi (energia vital), trazendo equilíbrio à mente, corpo e consciência. Isso parece coincidir com a classificação de reishi do Herbalismo Ocidental como um adaptógeno, uma categoria de raízes, folhas, bagas e fungos que reforçam a capacidade do corpo de lidar com o stresse em circunstâncias desafiadoras.*
Descrição botânica e habitat
Nativo de climas tropicais e temperados da Ásia, América do Norte e Europa, o Ganoderma lucidum pode ser encontrado crescendo sobre os troncos mortos e caídos de árvores de folha caduca. Embora ocorra em uma variedade de cores, do bege pálido ao preto brilhante, o reishi vermelho é mais valorizado em muitas culturas pelas suas propriedades medicinais.
Como qualquer ávido caçador de cogumelos pode atestar, avistar o folheado brilhante e a forma dura de rim crescendo descontroladamente é um prazer; nas regiões onde o cogumelo é encontrado, apenas duas ou três árvores maduras em 10.000 hospedarão reishi nos seus troncos.
Quando usar Reishi
IMUNIDADE
Beba várias xícaras por dia quando o suporte imunológico for necessário.
CUIDADOS SAZONAIS
Prepare-se para o outono e inverno com uma dose diária de chá.
ALÍVIO DE STRESSE
Consuma regularmente para aumentar a resistência e a resposta ao stresse.
Conheça também eucalipto e as suas propriedades medicinais