Calota craniana (Scutellaria lateriflora) conhecida pelos seus poderes calmantes muito importantes numa era de maior tensão e stresse.
Nome comum: Flor de capacete, Hoodwort, solidéu de cachorro louco, gorro de um quarto, solidéu americano
Sobrenome: Lamiaceae
Peças Usadas: Folha, Caule, Flor
Ações de ervas: Nervino, Troforestorativo, Sedativo Herbal Suave
Benefícios para a saúde: Relaxamento, sono, alívio do stresse
Deixe a calota craniana ajudar a eliminar a tensão no corpo e na mente.
Quais são os benefícios da calota craniana?
Quando tomado regularmente, a calota craniana pode ajudar a relaxar o corpo e a mente, restaurando o equilíbrio. Na medicina tradicional, a calota craniana é conhecida como nervina, uma erva que acalma a tensão nervosa e alivia o stresse ocasional. É também um troforestatorative, uma erva que ao longo do tempo suporta e restaura a função de um sistema do corpo, neste caso, o sistema nervoso.
Os fito terapeutas sugerem beber chá de calota craniana antes de dormir ou antes do ciclo menstrual; é um incrível aliado vegetal para ajudar o corpo a suavizar e liberar. Considere isso uma opção quando os músculos estiverem rígidos e estiver segurando o dia com muita força.

Histórico da calota craniana
Scutellaria lateriflora aparece na primeira Matéria Médica americana, publicada em 1785. Enquanto a calota craniana crescia selvagem em toda a Europa antes da colonização das Américas, a espécie norte-americana foi a primeira a deixar uma marca significativa na medicina tradicional. Colonizadores europeus e herboristas populares aprenderam a usar calota craniana de Cherokees e tribos nativas americanas, que tradicionalmente o consumiam como um chá para acalmar os nervos, para promover a saúde das mulheres e às vezes era usado em cerimônias. Médicos fitoterápicos trouxeram-no de volta à Grã-Bretanha no século 19, apresentando a mais pessoas os seus benefícios relaxantes.
As folhas, caules e flores agora são amplamente usadas como fitoterápicos no país e no exterior. Hoje, os fito terapeutas as usam por vários motivos, mas principalmente para aliviar a tensão, o nervosismo e a irritabilidade associados ao stresse ocasional.
Descrição botânica e habitat
A calota craniana vem da família das mentas, Lamiaceae, que é fácil de identificar pelas hastes quadradas características e pelas bordas irregulares das suas folhas. Esta planta perene prospera em habitats ribeirinhos húmidos e sombreados, de florestas e matagais a prados e pântanos e é uma planta nativa da América do Norte. A Scutellaria lateriflora, a espécie nativa que usamos, cresce até um metro de altura e é adornada com delicadas flores azuis formadas por duas pétalas em forma de língua.
Juntas, as pétalas assemelhavam-se aos capacetes dos soldados europeus medievais, daí o seu nome comum: calota craniana. Agricultores e apanhadores colhem as plantas enquanto estão florescendo – o pico de seu poder medicinal – depois cortam e secam as folhas e caules para usar como fitoterápico.
Quando usar a calota craniana
RELAXAMENTO
Sempre que quiser liberar a tensão na mente e no corpo.
DORMIR
Antes de dormir para ajudá-lo a derreter no seu travesseiro.
ALÍVIO DE STRESSE
Beba no início da noite para aliviar o stresse do dia.
Conheça também Erva Cidreira