Rosa mosquete (Rosa canina) é usada como alimento e fitoterápico em todo o mundo, o doce e picante rosa mosquete é um belo planta para o bem-estar diário.
A rosa mosquete é usada para obter um óleo extraído a partir das suas sementes. Rico em ácidos graxos, como o ácido linoléico, contém ainda vitamina A e C, que possuem efeito regenerador e ajudam a manter a integridade da pele, atenuando estrias, queloides, manchas, cicatrizes, rugas e linhas de expressão.
Nome comum: Rosa Mosqueta, Dog Brier, Brier Rose
Nome de família: Rosaceae
Peças Usadas: Fruta
Ações de ervas: Nutritivo, adstringente
Fruto da rosa, este alimento silvestre simboliza o verdadeiro amor e adoração.
Quais são os benefícios da Rosa Mosqueta?
Ao procurar alimentos silvestres comestíveis no final do verão até o início do outono, uma das ofertas mais deliciosas e nutritivas da natureza é a rosa mosqueta. Dependendo de onde viva, mas uma roseira cheia de roseiras comestíveis é fácil de detetar. À medida que o resto da paisagem fica sem folhas e com sede, estas roseiras produzem uma abundância de frutas vermelhas brilhantes, semelhantes a bagas, cheias de sabor e frutas que estão prontas para serem colhidas e colocadas na sua cesta.
A rosa mosqueta é uma erva clássica que também é um tónico amado no inverno para promover o bem-estar geral e a vitalidade. Alguns consideram-na uma dádiva de nutrição da natureza depois que as bagas e frutas de caroço do verão ficam dormentes. Como um medicamento fitoterápico, os benefícios da roseira brava são melhor quando extraídos em água quente, tornando o chá de rosa mosqueta uma saborosa dose de bem-estar.
Considerada um “refrigerante” na Medicina Tradicional Chinesa, a rosa mosqueta é tradicionalmente utilizada em situações em que é necessário refrescar, acalmar, secar e/ou movimentar.
Histórico da rosa mosqueta
Muito apreciada como alimento ao longo da história, a rosa mosqueta ganhou, com razão, a reputação de promover a boa saúde. Os antigos chineses, gregos, romanos e persas usavam-na na medicina tradicional à base de plantas. Durante a Idade das Trevas, diz a lenda que os invasores vikings se fortificaram com a rosa mosqueta enquanto invadiam terras estrangeiras. Durante a Segunda Guerra Mundial, quando as fontes de alimentos eram limitadas, as crianças britânicas tomavam doses de xarope de rosa mosqueta para promover o bem-estar, enquanto as crianças da América do Norte recebiam rosas silvestres a 3 pence (centavos) o quilo.
Com a sua cor laranja-avermelhada brilhante e sabor azedo e picante, a rosa mosqueta é um excelente ingrediente para compotas, geleias, xaropes e vinagres.
Descrição botânica e habitat
A rosa mosqueta vem principalmente da rosa canina (Rosa canina), uma rosa selvagem que leva o nome de Plínio, o Velho (23-79 aC), que primeiro fez referência ao seu uso pelas tribos gaulesas para tratar mordidas de cães. Esta roseira selvagem e espinhosa é nativa da Europa e da Ásia, mas desde então foi naturalizada na América do Norte e cresce amplamente em todo o mundo. A rosa mosqueta costuma servir como uma borda natural, formando sebes ao redor de prados, florestas e caminhos, e qualquer outro lugar onde haja solo ligeiramente ácido e argiloso e boa exposição solar durante o dia.
A palavra “hip” refere-se ao pequeno fruto com sementes em qualquer planta da família das rosáceas (rosa). Depois que as flores morrem e as pétalas caem dos seus galhos, as roseiras começam a formar-se.
Quando usar rosa mosqueta
COMER
Uma das ofertas mais deliciosas e nutritivas da natureza
CUIDADOS NA PELE
Tratamento de queimaduras, cicatrização, Ulcerações, Assaduras, Prevenir o envelhecimento precoce da pele.
GRAVIDEZ
óleo de rosa mosqueta pode ser usado durante a gravidez para prevenir o desenvolvimento de estrias
Conheça também Açafrão