O que os chás verde, branco e preto têm em comum? Eles vêm da mesma planta – Camellia sinensis . Dependendo de como for preparado, obterá uma variedade de sabores e benefícios.
Nome comum: Chá Verde, Chá Preto, Chá
Sobrenome: Theaceae
Peças Usadas: Folha
Ações da erva: Estimulante, Adstringente, Diurético
Benefícios para a saúde: Energia, Foco Mental
Animar-se com a planta de chá mais quintessencial.
Quais são os Benefícios do Chá?
Tecnicamente falando, o chá tem tradicionalmente considerado qualquer bebida derivada da planta Camellia sinensis. Dependendo dos métodos de colheita e fermentação, o produto final pode resultar em chá verde, chá preto, chá branco, entre algumas outras variações com as quais pode estar familiarizado. Cada um deles apresenta os seus próprios benefícios, mas geralmente essa categoria de chá tem sido consumida como um tónico, ao longo do tempo (muitas vezes diariamente) para promover a saúde de todo o corpo. Devido ao seu teor de cafeína, os benefícios do chá são mais bem experimentados pela manhã ou como um estímulo ao meio-dia e oferece uma maneira saudável e natural de se manter alerta e ativo.*
Histórico do chá
O chá é uma das formas mais antigas de fitoterapia e tem uma rica tradição de uso cerimonial, nomeadamente no Japão através da China. Segundo a lenda, o chá foi descoberto pela primeira vez por meio de um feliz acidente. Shennong, um imperador chinês em 2737 aC, era conhecido como o “agricultor divino” que descobriu o chá quando água fervente e uma folha de chá seca caíram na sua xícara.
Desde então, as sociedades em todo o mundo desenvolveram muitas maneiras de colher e preparar as folhas da Camellia sinensis, resultando em uma infinidade de sabores, cores e benefícios à saúde. Variações notáveis incluem chá verde, chá preto, chá branco, chá oolong, pu-erh e matcha.
Uma das práticas mais profundas do chá é uma cerimónia formal do chá chamada chado, ou “o Caminho do Chá”, é uma ode à harmonia – neste caso, a harmonia entre chá, arte, natureza, materiais orgânicos e pessoas. Altamente influenciado pelo Zen Budismo, o chado tem sido usado como um ritual sagrado e meditativo no Japão ao longo dos tempos. Desde o processamento do chá até a forma como é servido, todos os aspetos da cerimónia exigem atenção e cuidado. Embora o chado seja tipicamente uma experiência privilegiada da elite, certamente não precisa comparecer a uma cerimónia formal para infundir o seu espírito em seus rituais diários de consumo de chá.
Descrição botânica e habitat
Nativo do sudeste da Ásia, o arbusto perene conhecido como “chá” agora é cultivado em todo o mundo em biorregiões tropicais e subtropicais e é uma das principais ervas do comércio. Geralmente, o chá adora clima quente com sombra parcial e prospera em climas com chuvas fortes e quando cultivado em altitudes mais elevadas. A folha de chá é então colhida e dependendo do ecossistema e da forma como é processada; o chá assume diversas características, sabores e, consequentemente, nomes comuns no comércio.
Quando usar a planta do chá
ENERGIA
Acelere o motor de manhã e ao meio-dia para ficar alerta.
FOCO MENTAL
Beba para acalmar a mente e realizar esse projeto.
Conheça aqui como fazer chá verde