Os benefícios comuns do hibisco incluem suporte cardiovascular e diurético, embora simplesmente apreciá-lo como uma bebida azeda refrescante seja um prazer à base de ervas em si!*
Nome comum: Hibisco, Indian Sorrel, Jamaica Sorrel, Red Sorrel
Sobrenome: Malvaceae
Peças Usadas: Cálices
Ações da erva: Demulcente, Emoliente, Aromático, Refrescante, Antioxidante, Cardiotônico, Diurético
Benefícios para a saúde: Saúde do Coração, Retenção de Água
Alegre o coração com este aliado azedo e picante.
Quais são os benefícios do hibisco?
Ao preparar o chá de hibisco, testemunhará a sua rica cor rubi infundindo-se em sua xícara quase instantaneamente. Consideramos uma representação visual dos benefícios para a saúde do hibisco liberado em seu copo.
O seu tom vermelho escuro é uma característica única que é útil além da beleza. É um indicador direto da presença de antocianinas, que desempenham um papel importante na capacidade do hibisco de apoiar o sistema cardiovascular, incluindo a saúde do coração.*
Como diurético, o hibisco auxilia na micção e ajuda os rins em sua função de desintoxicação.*
Para receber os benefícios dos compostos medicinais solúveis em água do hibisco, é melhor consumi-lo como uma infusão de ervas, também conhecida como chá. Classificado como refrigerante na Medicina Tradicional Chinesa, uma infusão quente ou fria de hibisco pode ser apreciada por suas propriedades refrescantes em um dia quente de verão. Com a segurança alimentar em mente, recomendamos preparar primeiro com água fervente e depois deixar esfriar.
Histórico do hibisco
A origem do hibisco é debatida na comunidade nerd das plantas. Possivelmente se originou na África Ocidental e em Angola, passando pela América tropical até a Indonésia no século XVII. Graças à sua amada beleza e benefícios, agora é cultivada em todo o mundo nos trópicos, assim como na Europa.
O seu sabor agradavelmente picante, levemente frutado e cítrico, tornou-o um ingrediente clássico das Índias Ocidentais para colorir e dar sabor ao rum. Outras culturas utilizam as sementes contendo óleo como alimento.
Registos históricos datados de cerca de 1830 relataram que a natureza mucilaginosa ou escorregadia da erva estava sendo usada como agente amaciador em cataplasmas. Somente no início deste século foi descrito pela primeira vez como uma substância mucilóide e aromática para misturas de chá e outras bebidas refrescantes. Enquanto Hibiscus sabdariffa é a espécie medicinalmente aceita que usamos, outras espécies têm sido usadas na China e no Brasil para outros fins.
Descrição botânica e habitat
Existem várias centenas de espécies de arbustos e árvores de hibisco, muitas vezes salpicados com lindas flores que podem ser brancas, rosa, vermelhas, amarelas ou até roxas.
O hibisco pode ser cultivado em áreas com verão quente e húmido ou em climas temperados como a Califórnia. Em locais mais frios, deve plantar as sementes dentro de casa, longe de possíveis geadas. Depois que o tempo frio passar, pode transplantá-los ao ar livre. Os arbustos de hibisco gostam de água, e saberá que o fitoterápico está quase pronto para ser colhido assim que as flores aparecerem. Um pouco mais de uma semana após o desabrochar das flores, notará o aparecimento de cálices vermelhos flexíveis. Colha-os regularmente e use-os frescos ou secos para desfrutar durante todo o ano.
Quando usar hibisco
SAÚDE DO CORAÇÃO
Aproveite regularmente para dar um pouco de amor ao seu coração.
RETENÇÃO DE ÁGUA
Beba gelado ou quente para fazer as coisas fluírem.
Como fazer chá de hibisco saiba mais aqui.